Blog

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO PARA OS MALES DO CORAÇÃO

Quais são os males do coração

Sabemos a importância da nossa saúde, mas geralmente só damos a devida atenção quando algo não vai bem no nosso corpo. Possuímos vários pontos vulneráveis que devem receber toda a atenção, todavia existe um órgão que deve receber atenção dobrada por ser de extrema importância:o coração. Ele é responsável por bombear o sangue para todos os órgãos, oxigenando e levando nutrientes ao corpo.

Clínica Laboratório e Exames - A Clínica Completa - Coração

Como se Prevenir

Existem vários fatores que colocam em risco a saúde deste nosso amigo do peito, tais como colesterol elevado, Diabetes Mellitus, hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo, obesidade, entre outros.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, seguidas pelas neoplasias (tumores) e causas externas, ou seja, agressões, homicídios e acidentes de trânsito.

As doenças do coração não escolhem sexo, atingindo atualmente tanto homens como mulheres, com maior incidência em fumantes, diabéticos, hipertensos, portadores de colesterol e/ou triglicérides elevados.

Pessoas com histórico familiar rico em problemas cardíacos apresentam uma maior possibilidade de vir a desenvolver doenças relacionadas ao coração.

A vida moderna, com elevado grau de estresse, alimentação irregular, rica em gorduras, sal e açúcares, aliada ao sedentarismo, leva perigo ao coração de todos os indivíduos, independentemente da idade e do histórico familiar.

Coração saudável

Os exames cardiológicos devem ser feitos anualmente a partir dos 35 anos de idade. Quem tem predisposição genética, deve realizar o check-up a partir dos 30 anos.

Os exames preventivos são a melhor forma de evitar o aparecimento ou agravamento das doenças, sendo indicados pelo clínico ou cardiologista após análise individualizada para cada faixa etária, presença de fatores de risco e, principalmente, para aqueles casos com predisposição genética.

O check-up é fundamental para antever qualquer problema mais grave permitindo que o médico trabalhe com diagnósticos precoces, aumentando assim as possibilidades de tratamento bem sucedido dos males que afligem o coração. Deve ser feito anualmente e quanto mais cedo começar, melhor.

Clínica Laboratório e Exames - A Clínica Completa - Coração

Pratique Esportes

Lembre-se dos DEZ MANDAMENTOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL:
1. Diga não à obesidade. Controle o seu peso.
2. Consulte o seu médico periodicamente.
3. Meça a sua pressão arterial com frequência.
4. Diga não ao fumo.
5. Verifique a quantidade de sal, gorduras
saturadas, gorduras trans e colesterol nos
rótulos dos alimentos.
6. Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes.
7. Escolha bem os alimentos.
8. Saiba se é diabético e se tem colesterol alto.
9. Evite o estresse.
10. Ame a vida e o seu coração.

A CLÍNICA CARDIOLÓGICA coloca a disposição de seus clientes procedimentos diagnósticos, orientação nutricional, esportiva e terapêutica para que seu coração se mantenha saudável e receptivo às emoções que a vida nos proporciona.

outubro 28, 2017 Clinica Laboratorio Exames , , ,