Blog

Clínica Cardiológica – AVALIANDO AS ARTÉRIAS QUE LEVAM SANGUE PARA NOSSO CÉREBRO

Artérias Carótidas

As artérias responsáveis por levar sangue ao nosso cérebro são as artérias carótidas e as artérias vertebrais, que têm origem próxima ao coração e percorrem a região do pescoço, em sua porção anterior e posterior (um par de cada lado), levando assim oxigênio e nutrientes necessários para que o cérebro posso exercer suas funções. A Clínica Cardiológica esclarece este assunto tão importante para as nossas vidas.

Qualquer processo que interrompa o fornecimento adequado de sangue ao cérebro acarreta comprometimento importante de sua função, podendo inclusive levar à morte celular  com  danos irreversíveis.

Dentre as doenças que levam a obstrução destas artérias, destaca-se a formação progressiva de placas de gordura em seu interior. É a chamada doença aterosclerótica carotídea obstrutiva, que quando não diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada pode acarretar conseqüências bastante sérias, como o acidente vascular cerebral, conhecido popularmente por “derrame cerebral”.

Clínica - Laboratório e Exames - A Clínica Completa

Exames feitos na Clínica Cardiológica

Avaliação na Clínica

A avaliação da saúde destas artérias é importante e deve ser realizada com maior ou menor freqüência. Depende sempre de fatores próprios a cada individuo, que quando presentes fazem com que esta obstrução se estabeleça de forma  mais rápida.

Os principais fatores que aceleram o processo aterogênico e consequentemente aumentam o risco de obstrução das artérias carótidas e/ou vertebrais são: o colesterol elevado, o diabetes melitus, hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Portanto, controlar estes fatores é de fundamental importância para se controlar o processo aterogênico carotídeo / vertebral e suas conseqüências.

Para a avaliação da anatomia e  fluxo sanguineo no interior destas artérias podem ser usados três tipos de exames de imagem, o ultrassom com Doppler, a angioressonância e a angiotomografia, sendo o ultrasom com Doppler o mais rápido e simples.

Este exame esta indicado para todos pacientes que já tiveram um acidente vascular cerebral (“derrame cerebral”) e também para aqueles indivíduos que possuem um índice de risco elevado pela presença dos fatores citados acima.

A CARDIOLÓGICA Medicina Diagnóstica disponibiliza mais este serviço para seus clientes.

Maiores informações pela nossa central de marcação – telefone (11) 2139-6900 ou através do email atendimento@cardiologica.net.

outubro 30, 2017 Clinica Laboratorio Exames