Blog

PESO AUMENTADO NEM SEMPRE É OBESIDADE!

Clínica Laboratório e Exames - A Clínica Completa - Obesidade

Percentual de Gordura

O excesso de tecido gorduroso no organismo define a obesidade porém, nem sempre um indivíduo com o peso aumentado para sua estatura pode ser considerado obeso.
Vamos imaginar dois indivíduos pesando 90 kg e 1,80 m de altura. Apesar de apresentarem o mesmo peso e estatura, a composição corporal pode ser totalmente diferente.
Para saber como é essa composição, dispomos de um exame de simples realização que consegue separar os três grandes componentes (massa magra, massa gorda e massa óssea) que somados formam o peso total.
Este exame é chamado “AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL POR DXA” ou “DENSITOMETRIA DE CORPO TOTAL PARA AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL”, realizado pelo mesmo aparelho que realiza a densitometria óssea comum.
Voltando ao exemplo da imagem… Após a avaliação da composição corporal pela DXA daqueles dois indivíduos, podemos encontrar, por exemplo, 15% de gordura no indivíduo A e 45% no indivíduo B. Dessa forma, as orientações clínica, esportiva e nutricional serão completamente diferentes para cada um.
Sua aplicação vem se tornando cada vez MAIS IMPORTANTE, particularmente para a Medicina Esportiva, orientação para prática esportiva/programas de condicionamento físico, tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, entre outras.
Consulte seu médico / nutricionista e saiba um pouco mais a respeito deste exame, que pode ser realizado na Cardiológica Medicina Diagnóstica – Santana/SP.  #cardiologica #composição corporal#exames #saude #saopaulo #santana

outubro 25, 2017 Clinica Laboratorio Exames