Saúde do Homem

Problemas mais comuns no homem
Andropausa
A Andropausa é uma fase na vida do homem que vai dos 50 aos 70 anos de idade. Deve-se à redução na produção dos hormônios masculinos, provocando alterações sexuais e físicas, como diminuição do desejo sexual e flacidez muscular. Para atravessar melhor esta fase, o homem deve ter uma boa alimentação, praticar esportes, ter um repouso adequado e, em alguns casos, um apoio psicoterápico.
Disfunção Erétil
É a presença do desejo sexual sem a correspondente ereção do pênis. A origem da impotência pode ser hormonal, neurológica ou vascular, mas na maioria dos casos é de ordem psicológica. O alcoolismo, o fumo e o uso de drogas também podem influir neste problema. A infertilidade não tem nada a ver com a impotência.
Orquiepididimite
É a inflamação do testículo e do epidídimo (conduto ligado ao testículo). Pode ser causado por vários agentes infecciosos ou por traumatismo. Também pode ocorrer como uma complicação da caxumba. Deve ter acompanhamento médico.
Varicocele
É o processo de dilatação das veias do testículo. Em geral, é indolor, mas dependendo do seu volume, pode causar dor, além de infertilidade. O tratamento é cirúrgico.
Prevenção contra a osteoporose
A densitometria óssea deve ser realizada após os 50 anos anualmente, com avaliação da massa óssea da coluna lombar e  do fêmur. Para previnir a osteoporose é importante ter uma ingestão satisfatória de cálcio na dieta, tomar sol por pelo menos 5 minutos por dia (sem bloqueador solar) e fazer exercícios físicos regularmente.
Balanopostite
Balanopostite é uma inflamação conjunta da glande e prepúcio, desencadeada por hábitos higiênicos inadequados dos genitais. Para prevenção recomenda-se  uma higiene adequada do pênis.
Câncer de próstata
O câncer de próstata atinge grande parcela dos homens, com maior incidência acima dos 50 anos. A consulta com o urologista, a partir dos 40 anos, é de extrema importância. Alguns fatores podem contribuir para a prevenção, como não fumar; manter uma dieta saudável, rica em frutas, legumes e cereais; evitar o consumo de carne vermelha, de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.
Ejaculação Precoce
A ejaculação precoce é caracterizada pela incapacidade do homem em retardar o orgasmo por tempo suficiente para satisfazer a si e à companheira. Esse problema afeta, principalmente, homens na adolescência e na 3a. idade. O tratamento baseia-se em medicamentos, psicoterapia e exercícios de controle e relaxamento.
Fimose
É uma anomalia comum, que impede em maior ou menor grau, a exteriorização da glande (extremidade do pênis). O tratamento é cirúrgico e simples.
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
É bastante comum em homens acima dos 50 anos. Representa o crescimento da próstata, podendo causar obstrução mecânica ao fluxo da urina, que favorece o surgimento de infecção urinária e formação de cálculos. O tratamento da HPB pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo da avaliação médica.
junho 7, 2017 Dicas