Saúde da Mulher
Alguns cuidados simples no dia-a-dia podem transformar a vida de uma mulher.
Limpe, hidrate e tonifique sua pele. O uso de filtro solar diariamente pela manhã e com renovação no meio do dia previne o câncer de pele. Evite a exposição ao sol de 10 às 16 horas. Use óculos de sol.
Deite no final do dia em uma cama e coloque as pernas para cima por pelo menos 15 minutos. Use calçados confortáveis, faça caminhadas em solo plano, não fique sentada ou em pé durante muito tempo. Faça exercícios com os pés a cada 2 horas para ativar a circulação.
A primeira consulta ao ginecologista deve ser feita após a primeira menstruação. Para prevenção do câncer de colo de útero deve ser realizado anualmente o exame de Papanicolaou. A partir dos 15 anos toda adolescente deve fazer o autoexame das mamas mensalmente, sempre após a menstruação. O ginecologista deve orientar a realização de uma primeira mamografia aos 35 anos, para que sirva de parâmetro para as avaliações futuras. A partir de 45 anos, a ultrassonografia transvaginal com doppler ajuda a prevenir o câncer de ovário, que é raro, mas pode ser fatal.
A densitometria óssea deve ser realizada após os 45 anos anualmente, com avaliação da massa óssea da coluna lombar e do fêmur. Para prevenir a osteoporose é importante ter uma ingestão satisfatória de cálcio na dieta, tomar sol por pelo menos 5 minutos por dia (sem bloqueador solar) e fazer exercícios físicos regularmente.
Na menopausa, a mulher só deve fazer reposição hormonal se indicada por um ginecologista. Além disso, deve realizar exames para estudar o seu perfil osteometabólico e cardiovascular.
Durante uma gravidez, a mulher deve realizar consultas pré-natais para garantir que sejam tomados os cuidados e prevenidas doenças na mãe e no bebê.